..........................................................................................................................................................................................................................................início....sobre....reiki....gokai....biblioteca....contactos

6.02.2015

{o vento sobre as folhas de outono}


antes de iniciares a leitura do poema, coloca as mãos em gassho, retira-te e sente como a energia flui em ti. durante o dia de hoje, tem como reflexão o primeiro princípio - só por hoje, confio. acredita nas tuas capacidades e na forma como a energia flui pela tua vida. acredita na transformação que és capaz de realizar, neste caminho para a felicidade. observa como o poema interpretado pelo mestre johnny de' carli ressoa em ti e nas tuas questões mais importantes. 

só por hoje, confio

´muitos dias e noites se passaram para aperfeiçoar a cor das folhas do bordo,
mas basta uma leve rajada de vento para as levar´
há um grande simbolismo neste poema. aqui, o imperador meiji utiliza a expressão «o vento sobre as folhas de outono», título do poema, para fazer alusão às consequências dos actos irrefletcidos nas nossas vidas. podemos dividir o corpo do poema em duas passagens: na primeira, «muitos dias e noites se passaram para aperfeiçoar a cor das folhas do bordo» aparece metaforicamente com o significado de «é necessário muito tempo e dedicação para construir uma coisa sólida e boa na vida» (as folhas do bordo, árvore típica japonesa, demoram um ano para chegar à sua beleza plena); na segunda, «mas basta uma leve rajada de vento para as levar» apresenta-se com o significado de «num ato inconsequente, rapidamente podemos deitar tudo a perder». as estações do ano simbolizam a mudança. com a chegada do outono, a paisagem japonesa ganha com as folhas do bordo um tom avermelhado, maravilhoso e belíssimo. esta é uma época que simboliza o final de um ciclo, no qual ocorrem transformações e renovações; é o tempo da partida e da separação da maturidade. por isso, no japão, o outono simboliza metaforicamente a maturidade em todos os seus aspetos. o vento é considerado um mistério, sopra onde quer, não se sabe de onde vem nem para onde vai, não se vê, mas sente-se. simboliza a mudança, a per-turbação, a turbulência de algo equilibrado ou situações desagradáveis na nossa vida. em Jeremias 4, 11-16, os ventos simbolizam as guerras. a mensagem implícita no poema diz-nos que para construirmos algo de sólido na vida é necessário bastante tempo de dedicação. assim, é preciso ter cautela, pois se não formos cuidadosos poderemos, num ato impensado, destruir num instante aquilo que fomos construindo com dificuldade.

johnny de' carli
@ reiki como filosofia de vida,
cinco dias de poemas,
princípios e reflexão com o reiki
associação portuguesa de reiki

Sem comentários: